12. mar. 2020

O necessário combate ao racismo estrutural é tema do Jornal da Advocacia

A luta fundamental em prol da participação democrática na busca do reconhecimento, justiça social e desenvolvimento está na edição especial do Jornal da Advocacia. A publicação apresenta realizações e esforços empreendidos pela diretoria da gestão da Ordem paulista e de suas Comissões temáticas no combate ao racismo estrutural.

O cenário de desigualdades foi destaque de recente estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). De acordo com o panorama levantado, a população Negra, que corresponde a quase 60% dos brasileiros, tem níveis bem inferiores de conquistas quando se trata de distribuição de renda, ingresso no mercado de trabalho e educação. Na mesma linha, pretos e pardos são as principais vítimas da violência e ocupam apenas 24,4% da representação na atual formação da Câmara Federal.

Na entrevista sobre o tema, a pesquisadora e especialista Ísis Aparecida Conceição aponta políticas necessárias para o combate à discriminação racial. Já a seção debate traz o questionamento: Faculdades conseguem ensinar relações étnico-raciais?

Fonte: OAB-SP

Faça seu comentário

8 + 2 =

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS