14. nov. 2019

Secional faz homenagem a Silvia Pimentel por destacada trajetória na defesa de direitos das mulheres

Em meio a evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB SP (11/11), a professora doutora na Faculdade de Direito da PUC-SP, Silvia Pimentel, foi homenageada por sua destacada trajetória de atuação na defesa dos direitos humanos, sobretudo das mulheres. Na Ordem paulista, hoje, é consultora do Núcleo da Memória do grupo de trabalho. Seu longo caminho de lutas contra a discriminação, violência e assédio envolveram, entre tantas atividades, marcante participação no Comitê da ONU para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, o qual chegou a presidir.

Dirigentes de Ordem, assim como parceiras e parceiros de trabalho do universo jurídico, deixaram mensagens à jurista ao longo da cerimônia conduzida por Gabriela Soares de Araújo, coordenadora do Núcleo da Comissão. Entre eles, a diretora-tesoureira da Secional, Raquel Preto, e a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Ana Amélia Mascarenhas Camargos, contaram ter sido Silvia a inspiração para plantarem a semente do feminismo em suas carreiras.

“Sinta-se abraçada pela diretoria da Ordem, que está honrada em tê-la em nossos quadros”, disse Raquel, que emendou breve trecho de história pessoal. “Foi uma palestra da senhora no colégio que me inspirou, ainda adolescente, a seguir a carreira. Foi por ouvi-la, empoderada e falando com o coração e a razão, que optei pela faculdade de Direito. Se hoje a instituição tem a primeira diretora-tesoureira mulher de sua história é consequência daquele momento em que a escutei”.

Emocionada, Silvia agradeceu os presentes. “Sigo sempre a ideia de coletivo: nenhuma de nós fez nada sozinha. Fomos todas nós feministas que seguimos, sempre juntas, adiante”, disse, rememorando trechos de lutas das mulheres por direitos e pela democracia à época da ditadura militar. Em meio à fala, ademais, homenageou as feministas Ruth Escobar e Heleieth Saffioti.

Por fim, Silvia fez alerta sobre o patriarcado ainda existente em todo o mundo e a importância de vencer preconceitos e quebrar estereótipos.

Participaram, entre os citados e dirigentes de Comissões, Maria José Rosado Nunes; Maria Amélia de Almeida Teles; Celso Campilongo; Pedro Paulo Manus; desembargador Antônio Carlos Malheiros.

Fonte: OAB SP

Faça seu comentário

+ 17 = 26

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS