8. set. 2016

5ª Conferência da Advocacia ressalta a maior participação da mulher advogada nos quadros da OAB SP

A cidade de Limeira foi palco da 5ª conferência Regional da Advocacia, realizada na sexta-feira (02/09), na sede da OAB local, oportunidade em que foram colocadas em discussão as demandas das Subseções da região. Além da anfitriã, o evento, organizado por Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, contou com a participação de dirigentes de Americana, Araras, Artur Nogueira, Capivari, Hortolândia, Leme, Nova Odessa, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro e Sumaré. Ganharam destaque a valorização profissional e o aumento da participação da mulher nos quadros da entidade. Também foi possível estabelecer algumas metas para a gestão.

O presidente da OAB de Limeira, Ozéias Paulo de Queiroz, ressaltou a importância de a diretoria da Secional paulista abrir mais espaço para a advocacia do interior e litoral. “Temos, aqui a oportunidade de não apenas questionar mas levar à Secional o conhecimento dos problemas enfrentados pelos advogados do interior”, disse.

Ao abrir seu discurso, o vice-presidente da Secional paulista, Fábio Romeu Canton Filho, que representou o presidente Marcos da Costa, enfatizou o empoderamento feminino. “Olho para esta mesa e vejo cada vez mais a presença da mulher, maioria entre nós, advogados”, enfatizou, comprovando seu relato pela formação da mesa – sete contra seis homens, enquanto ele estava no púlpito – e também pelo número de carteiras entregues: foram nove as novas advogadas, enquanto sete homens receberam o documento profissional.

O secretário-geral adjunto da CAASP, Alexandre Ogusuko, relatou os benefícios que a entidade fornece aos advogados. Neste momento pelo qual o Brasil passa economicamente, o dirigente pautou seu discurso no processo eletrônico implantado pela Caixa de Assistência. “Acabamos com o papel. Todos os processos que ingressam na CAASP são pela via eletrônica, trazendo racionalidade financeira”, afirmou, acrescentando os benefícios voltados para a advocacia: são milhares de remédios entregues a preço de custo e a livraria, além dos consultórios odontológicos e outros programas de saúde desenvolvidos em todo o estado de São Paulo, como as campanhas de Pró-Vida, Saúde da Advogada e Boa Visão, que estão em curso.

Conciliação

A primeira parte da Conferência da Advocacia organizada pela Subseção de Limeira foi reservada para os diretores locais prestarem contas e levarem à diretoria da Secional os principais problemas enfrentados pelos advogados da região. A obrigatoriedade da presença do advogado nos processos de conciliação, principalmente em se tratando do atendimento nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania foi um dos temas mais debatidos. Sobre a questão, foi enaltecida a implantação do projeto OAB Concilia, em que os advogados chamam às partes na Subseção onde está ocorrendo o litígio e, por meio do ato conciliatório, resolvem mais rapidamente o problema. “Essa tem sido a forma mais rápida, com alto índice de solução dos conflitos, conforme demonstram os dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça”, ponderou o vice-presidente, Canton Filho.

Outro tópico discutido foi a implantação das salas de autoatendimento nos fóruns. “O sistema dá mais agilidade para o advogado que utiliza a infraestrutura proporcionada pela OAB SP quando está fora de seu escritório e precisa tirar uma cópia de seus trabalhos ou fazer uso da internet”, informou o diretor-tesoureiro da Secional paulista, Ricardo Toledo.

A OAB SP foi representada ainda pela secretária-geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, além dos conselheiros Secionais da região. Também compareceram diretores da CAASP Jorge Eluf Neto (tesoureiro) e Célio Luiz Bitencourt.

Homenagens

Durante a 5ª Conferência da Advocacia foram homenageados os advogados decanos Romilda Cardoso Salibe (Limeira), Eduardo Armond (Americana), Gerson Antônio Leite (Araras), Cláudio Alves de Menezes (Arthur Nogueira), Maria Amélia D’Arcadia (Capivari), Francisco Lopes dos Santos (Hortolândia), Narciso Baccarin (Leme), Jair Carlos Evangelista (Nova Odessa), Juelio Ferreira de Moura (Piracicaba), Álvaro Perin (Rio Claro), Wilma Seabra (Santa Bárbara D’Oeste), Heitor Mariotti (São Pedro) e Herman Yanssen (Sumaré). Os participantes tiveram a oportunidade ainda de se submeterem aos exames preventivos em saúde oferecidos pela CAASP e às sessões e massagens.

Mais conhecimentos
A última parte do evento foi reservada para as palestras temáticas. Ocasião em que o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza, abriu os trabalhos alertando que o Novo Código de Ética e Disciplina está em vigor desde 01/09, ressaltando a importância dos advogados terem conhecimento sobre a legislação que rege a classe. Em seguida, Júlio Vicente falou dos novos cursos da Escola Superior de Advocacia e do desconto especial em alguns temas para os jovens advogados.

Coube a Leandro Sarcedo, vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, enfatizar que o advogado tem de ser respeitado durante o exercício profissional. Sua fala foi seguida pelas palestras dos presidentes de Comissões: Katia Boulos (Mulher Advogada), Aislan Trigo (Assistência Judiciária), Leandro Nava (Jovem Advogado) e Renata de Carlis (OAB Concilia).

Fonte:
OAB SP

Faça seu comentário

− 1 = 1

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS