24. ago. 2016

Diretoria da OAB SP entrega carteiras a 383 novos advogados e estagiários

A Sede Institucional da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil abrigou seis cerimônias de entrega de carteiras na quarta (17/08) e quinta-feira (18/08). No total, 383 novos advogados e estagiários deixaram o prédio da Rua Maria Paula, no centro de São Paulo, com o documento em mãos.

Nas cerimônias, os recém-inscritos realizaram a leitura do termo de compromisso e juraram exercer a advocacia com dignidade e independência, seguindo a ética, os deveres e prerrogativas da profissão, defendendo a Constituição, o Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos, a Justiça, as boas leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Representando a diretoria da entidade na primeira solenidade, o vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, deu as boas-vindas tanto aos novos profissionais quanto aos estagiários e salientou que os colegas passam a ter, a partir daquele momento, o privilégio e o compromisso de serem advogados. “Hoje é um dia de festa para nós e para vocês. Agora, os colegas passam a fazer parte desta que é uma das entidades mais respeitadas pela sociedade civil, de modo que é uma responsabilidade muito grande passar a integrar os quadros da instituição. Da mesma forma, é uma satisfação recebê-los para engrossar as nossas fileiras na luta cotidiana pela Justiça”, recepcionou Canton.

O vice-presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Frederico Crissiúma de Figueiredo, também parabenizou os novos advogados pela aprovação no exame de Ordem e a comprovação da idoneidade moral para integrar a OAB SP. “Muitos ficam chateados por causa do intervalo entre a aprovação e a entrega da carteira, mas é importante destacar que não basta passar no exame. Cada um dos novos advogados tem que cumprir outros requisitos fundamentais para manter o nível de confiança da OAB. Todos passam por uma análise minuciosa realizada pelos funcionários, conselheiros e assessores da Comissão de Seleção e Inscrição. Nós tivemos neste ano 16 mil novos inscritos e esse trabalho foi feito para cada um deles, por isso, às vezes, demora um pouco”, explicou.

As prerrogativas profissionais, a ética e o estudo contínuo foram apontados como pilares para a construção de uma carreira promissora por presidentes de mesa de outras sessões. Cid Vieira de Souza Filho, conselheiro Secional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, representou o presidente Marcos da Costa na segunda solenidade. Ele ressaltou que as prerrogativas profissionais são garantias do cidadão e incentivou os novos colegas a procurarem o grupo de trabalho quando elas forem desrespeitadas. “Onde tivermos uma violação das prerrogativas no Estado de São Paulo, a OAB estará lá. Se vocês tiverem suas prerrogativas violadas não hesitem em procurar a nossa Comissão, porque esta é a casa de vocês. É onde terão todo o apoio”, aconselhou Souza Filho.

Leandro Nava, conselheiro Secional e presidente da Comissão do Jovem Advogado, destacou na quinta solenidade que os estudos não acabam após o Exame de Ordem. “Vocês terminaram a graduação, colaram grau, fizeram o exame, passaram e estão recebendo a carteira hoje, mas não pensem que o estudo terminou. Ao contrário, agora é outra fase, potencializem os estudos, participem dos congressos e palestras promovidos gratuitamente por esta casa e aproveitem os cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA)”, orientou.

Sobre a ética, o diretor-tesoureiro da OAB SP, Ricardo Toledo, que presidiu as mesas diretoras da terceira e quarta solenidades, advertiu os recém-inscritos: “Não caiam em falsas promessas, de êxito fácil, porque isso muitas vezes beira a ilegalidade. Sejam sempre retos no proceder com o cliente, com a parte adversária, com os colegas, as autoridades e os serventuários da Justiça, porque a Ordem pune quem não respeita a ética. Nós do Conselho Secional, que é o órgão máximo desta entidade, muitas vezes, temos que julgar casos de expulsão de colegas, que é a pena de morte profissional”.

Na sexta e última sessão, a representante da presidência foi a conselheira Secional Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, presidente da Comissão de Relações Institucionais. A advogada falou da importância não só da participação dos novos colegas na Secional paulista da Ordem, mas também da utilização dos serviços oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), como os livros e remédios vendidos à classe com desconto. “Participem das Comissões, venham às reuniões, vocês vão se beneficiar com conhecimento”, completou.

Compuseram ainda as mesas diretoras das cerimônias: Jane Spínola, Antonio Leonardo Cardoso de Araujo Branco e Alex Rodrigo Martins Quirino, membros da Comissão do Jovem Advogado; Thiago de Carvalho Pradella, Mariana Chiabrand e Nercina Andrade Costa, membros da coordenadoria de Ação Social; Fernanda de Almeida Carneiro e Gustavo Neves Fortes, assessores da Comissão de Seleção e Inscrição; Dalila Bezerra de Menezes Giannini, membro da Comissão da Mulher Advogada; César Augusto de Mello, presidente da Comissão de Direito Sindical; Júlio Caio Salles, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Maria Fernanda Raposo, procuradora do Município de São Paulo; Fausto Bittar Filho, ex-conselheiro Secional da OAB SP, e o advogado Glauco Martins Guerra.

Fonte: OAB SP

Faça seu comentário

5 + 1 =

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS