13. nov. 2017

Inaugurado em São Paulo o Memorial do Holocausto

Com o propósito de manter a memória sobre as atrocidades perpetradas contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial, visando alertar para que tais agressões não se repitam contra qualquer grupo étnico ou religioso, o Memorial da Imigração Judaica inaugurou (08/11) o Memorial do Holocausto, instalado na sinagoga mais antiga da cidade de São Paulo, a Kehilat Israel (Rua da Graça, 160 – Bom Retiro). A exposição permanente mostra as consequências do assassinato de seis milhões de judeus e o modo como o regime nazista organizou a perseguição que durou anos, provocando, além das mortes, um intenso fluxo migratório de pessoas que fugiram de diferentes países da Europa para salvar suas vidas.

Um dos momentos históricos retratados na exposição é a “Noite dos Cristais”, entre 9 e 10 de novembro de 1938. Na Alemanha e na Áustria, essa noite foi marcada por um intenso e bárbaro ataque, com participação de civis, contra sinagogas, lojas e casas de propriedade de judeus. O rabino David Weitman fez um discurso de defesa da vida humana como valor maior a ser defendido e da importância da convivência pacífica, harmoniosa e respeitosa entre pessoas de etnias e credos diversos.

Representando a advocacia paulista no evento, Marcos da Costa, presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, participou de ato simbólico em memória das vítimas do Holocausto, acendendo uma das seis velas que representaram os seis milhões de judeus mortos pelos nazistas, boa parte em campos de concentração. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de São Paulo, João Dória Júnior; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro; e os secretários municipais de Relações Internacionais e de Inovação e Tecnologia, Júlio Serson e Daniel Annenberg, respectivamente.

Serviço
Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto
Local: Rua da Graça, 160, Bom Retiro, São Paulo
Entrada gratuita mediante agendamento prévio

Fonte: OAB SP

Faça seu comentário

− 1 = 3

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS