25. out. 2016

OAB SP e TJ-SP renovam convênio ‘De Mãos Dadas Pela Justiça’; ação beneficia estudantes de Direito e sociedade

A Secional paulista da Ordem e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) renovaram, na quinta-feira (13/10), o convênio “De Mãos Dadas Pela Justiça”, no qual estudantes de Direito trabalham de modo voluntário em rotinas dos cartórios judiciais nos fóruns paulistas. O programa existe há quatro anos e já contou com a participação de 1,6 mil universitários. “É uma porta para o estudante que, em muitos casos, não teria oportunidade de entrar em contato com rotinas do Judiciário antes de concluir o curso”, diz Marcos da Costa, presidente da OAB SP.

Os estudantes trabalham em procedimentos mais simples, como na preparação para autuação de petições e cadastramentos em sistemas de informática, localização de processos, triagem de documentos, entre outras atividades. “É mais um projeto da Ordem que visa a auxiliar na administração da Justiça, de modo a destinar nossos serviços ao jurisdicionado”, completou o dirigente. A renovação foi feita para mais dois anos, informou Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente do TJ-SP. “É uma medida importante para os universitários e que agrega mão de obra empenhada e comprometida para melhorar a produtividade do Judiciário”, afirma Mascaretti.

Segundo o presidente da Comissão do Acadêmico de Direito, Aleksander Zakimi, já podem participar os estudantes que estiverem cursando a partir do primeiro semestre e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Secional ou procurando a Subseção da Ordem. “Centralizamos as informações na Secional e fazemos escala para destinar o acadêmico ao fórum da comarca mais próxima da casa dele ou de onde estuda”, finaliza. A página da comissão é http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/academico-direito.

Além dos já citados, também participaram da reunião de renovação do convênio o vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, e o diretor tesoureiro da Secional, Ricardo Toledo.

Fonte: OAB SP

Faça seu comentário

61 − = 51

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS