10. abr. 2018

União da classe e defesa das prerrogativas são destaque na Conferência da Advocacia em São Vicente

Advogados de 12 Subseções da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil – Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente – participaram da 16ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em São Vicente, na Baixada Santista (23/03). Foi um dia de intensas atividades, desde de manhã, com conversas produtivas com a diretoria da Secional sobre questões administrativas e a busca de melhorias para atividade na região. Durante a parte da tarde foram apresentadas palestras sobre temas de interesse da advocacia abordando questões sobre assistência judiciária, conciliação, direitos e prerrogativas, ética e disciplina, entre outros.

Marcos da Costa, presidente da OAB SP, falou aos presentes destacando, mais uma vez, o relevante papel da instituição que tem sido ao longo da história uma trincheira de defesa da democracia e da cidadania, formada por um universo de 400 mil advogadas e advogados que têm consciência da importância da profissão. “Nós instrumentalizamos o direito de defesa: o principal direito do cidadão no Estado Democrático de Direito”, enfatizou. “Não há possibilidade de se fazer Justiça sem a presença da advogada e do advogado, inclusive nos Centros de Conciliação. Para tentar garantir isso, nós temos um Projeto de Lei que aguarda deliberação de recurso na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Precisamos demonstrar para a classe política que é imprescindível a presença da advocacia em todas as fases do processo, inclusive nas pré-processuais”.

Nesse contexto, o dirigente reforçou, como sempre faz, a incansável e constante defesa das prerrogativas da classe. “Para cumprirmos a nossa missão, é preciso que as autoridades respeitem nossas prerrogativas profissionais. Quem viola prerrogativas da advocacia, viola o próprio Estado Democrático”, protestou. Ao seu lado estavam o vice-presidente da Secional, Fábio Romeu Canton Filho, o secretário-geral Caio Augusto dos Santos, coordenador do evento, a secretária-geral adjunta Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, o diretor-tesoureiro Ricardo Toledo e vários conselheiros Secionais, além de presidentes e membros de comissões temáticas da Ordem.

Quem esteve presente na abertura do trabalho e levou notícia importante paras todos foi o secretário-geral da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, que anunciou o início, em 23 de abril, da Campanha de Vacinação contra Gripe 2018, ação itinerante que percorrerá todo o Estado de São Paulo. “Nossa expectativa é de imunizar 40 mil pessoas. Trata-se de uma campanha gigantesca, e cuja participação será gratuita para os colegas com idade a partir de 65 anos”, antecipou.

Com o auditório da Casa da Advocacia de São Vicente lotado, o presidente da Subseção anfitriã, Alexandre de Araújo, falou em prol da melhoria da qualidade do trabalho dos advogados da região e enalteceu as conquistas obtidas. Já o conselheiro Secional Daniel Oliveira, ex-presidente da mesma Subseção, rememorou a combatividade da OAB SP e ressaltou que “nem sempre o Judiciário nos dá guarida, mas não vamos baixar a cabeça”.

Homenagens

A 16ª Conferência Regional homenageou expoentes da advocacia local. Foram condecorados Carla Regina Riesco (Bertioga), João Waldemar Carneiro Filho (Cubatão), Aroldo Cavalcante Santana (Guarujá), Onésio Fernandes Franco (Iguape), Lázaro Biazzus Rodrigues (Itanhaém / Mongaguá), Boanerges Prado Vianna (Jacupiranga), Hélcio da Silva (Miracatu), Edgar Martin Castellan (Peruíbe), Nello Andreotti Neto (Praia Grande), Maria Suzuki (Registro), Nivaldo Alexandre Malantrucco (Santos) e Enil Fonseca (São Vicente).

Presentes ao dia de atividades, além dos já citados, estiveram: Luiz Fernando Afonso Rodrigues, presidente da Subseção de Santos; Gonçalo Batista Menezes Filho, presidente da Subseção da Praia Grande; Sérgio Martins Guerreiro, presidente da Subseção de Peruíbe; Simone de Oliveira Agria, presidente da Subseção do Guarujá; André Mohamad Izzi, presidente da Subseção de Cubatão; Sidmar Euzébio de Oliveira, presidente da Subseção de Bertioga; Eudecio Teixeira Ramos, presidente da Subseção de Itaquera; Neuza Penha Gava Otero, presidente da Subseção de Itapecerica da Serra; Leandro Ricardo da Silva, presidente da Subseção de Registro; Fellipe Braga Fortes, presidente da Subseção de Iguape; Helder Augusto Cordeiro Ferreira Piedade, presidente da Subseção de Jacupiranga, e Dione Almeida Santos, presidente da Subseção de Miracatu.

Também compareceram Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, conselheira Secional e presidente da Comissão de Relações Institucionais; Rosangela Maria Negrão, conselheira Secional e presidente da Comissão de Direito à Saúde; Cid Vieira de Souza Filho, conselheiro Secional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas; Alexandre Luis Mendonça Rollo, conselheiro Secional e presidente da Comissão de Relações com o Poder Judiciário; Andréa Regina Gomes, conselheira Secional e presidente da Comissão OAB vai à Escola; Renata de Carlis Pereira, conselheira; Kátia Boulos, conselheira Secional e presidente da Comissão da Mulher Advogada; Edivaldo Mendes da Silva, conselheiro Secional; Maria das Graças Pereira de Mello, conselheira Secional; Vera Silvia Ferreira Teixeira Ramos, conselheira Secional, e Aislan de Queiroga Trigo, presidente da Comissão de Assistência Judiciária.

Fonte: OABSP

Faça seu comentário

− 8 = 1

ONDE ESTÃO LOCALIZADOS NOSSOS ESCRITÓRIOS